Nessa seção apresentamos matérias das revistas Reportagem (1999-2005) e Retrato do Brasil (2006-2015), publicadas pela Editora Manifesto sob direção do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira. Foi ali que me tornei jornalista de fato, acumulando experiência e reportagens feitas com elementos fundamentais para o tipo de jornalismo dessa editora: liberdade, rigor nos fatos, apuração de rua, tempo para fazer, e espaço para publicar. A abordagem buscava sempre aproximar o leitor da complexidade dos fatos, porque nesse mundo, nada é simples não.

A PAZ INSUSTENTÁVEL O Acordo de Oslo entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina, de 1993, sinalizava uma perspectiva de paz no Oriente Médio. No entanto, em 1999, o povo palestino ainda vivia sob ocupação israelense, num dia-a-dia de humilhações, restrições e violência. Reportagem n.9 – setembro 2000.

CLANDESTINOS EM NOVA YORK A repórter acompanhou os imigrantes ilegais atingidos pelas consequências dos ataques ao centro do Império – Reportagem n.26 – novembro de 2001.

OS FIOS DE UMA TRAGÉDIA O brutal assassinato da inglesa Cara Marie Burke pelo brasileiro Mohammed D’Ali, ambos jovens e pobres, envolve desajustes familiares, pequenos delitos, uso de drogas e o sonho de mudar de vida morando no exterior – Retrato do Brasil n.14 – setembro de 2008.

Celso Daniel 5 anos A HISTÓRIA MAL CONTADA A tese que liga um suposto esquema de corrupção em Santo André ao assassinato do prefeito Celso Daniel não se sustenta nos fatos – Raimundo Rodrigues Pereira e Tânia Caliari – Retrato do Brasil n.A4 – dezembro de 2006

Celso Daniel 5 anos A NOSSA HISTÓRIA A história da polícia foi afirmada em abril de 2002 e reafirmada agora, no final de 2006 pelo relatório da delegada Elisabete Sato – Raimundo Rodrigues Pereira e Tânia Caliari – Retrato do Brasil n.A4 – dezembro de 2006